Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Inscrições indevidas no cadastro de inadimplentes gera direito à indenização por danos morais.

há 6 anos

Juiz decide em sede de tutela de urgência que seja excluído dos cadastros de inadimplentes, o nome de consumidor que realizou a portabilidade de seus números e migrou para outra operadora. Tendo em vista, que a primeira empresa de telefonia continuou a cobrar as faturas mensais e inscreveu o nome do consumidor nos cadastros de inadimplentes SPC/Serasa.

Em sua decisão o magistrado entendo que não havendo mais relação de consumo entra a operadora de telefonia e o cliente, são indevidas as cobranças efetuadas depois da portabilidade. Portanto, ante o rompimento da relação contratual entre as partes, a inscrição não pode ser mantida. Entendendo ainda, que a urgência da medida decorre dos efeitos negativos de eventual inscrição em bancos de dados de consumidores, como a restrição ao crédito.

Neste caso, em razão de ter pago algumas faturas indevidas, o consumidor também tem direito a restituição destes valores em dobro, conforme a redação do artigo 42, parágrafo único do Código de Defesa do Consumidor.

Ainda o tribunal de justiça de Santa Catarina possui entendimento pacificado que restando comprovada a inscrição indevida, o consumidor faz jus a indenização pelos danos morais, que pode chegar a R$ 20.000,00, entendendo que o direito a indenização é presumido, portanto, não é necessário a prova de constrangimento ou humilhação em decorrência da inscrição.

Com o deferimento da tutela de urgência, o nome do Autor foi retirado dos cadastros de inadimplentes e o processo aguarda audiência e julgamento.

Processo 0301399-85.2018.8.24.0011

Postado no blog Andrade Jr Advocacia.

  • Publicações6
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inscricoes-indevidas-no-cadastro-de-inadimplentes-gera-direito-a-indenizacao-por-danos-morais/641070476

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

Súmula 359 do STJ: órgão mantenedor do cadastro de proteção ao crédito é responsável pela notificação prévia do devedor

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)